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Institucional

Histórico

1952

Nossa história começa em 1952 com a fundação da Companhia Brasileira de Calçados Vulcanizados S.A. na cidade de São Paulo – SP, produzindo calçados de couro com sola de borracha vulcanizada.

Nasce o sapato “752” ícone nacional em calçados masculino.

Anos 50

A fábrica da Vulcabras é transferida para a cidade de Jundiaí (SP) onde foram adicionados novos itens às linhas de produção, tais como botas de borracha, calçados de couro e calçados sintéticos de PVC.

Em 1958 foi fundada a Calçados Azaleia na cidade de Parobé – RS, destinada a produção de calçados feminino, nasce a marca azaleia.

1973

A Vulcabras ingressa no segmento de marcas esportivas internacionais, tornando-se nos anos seguintes licenciada para produção e comercialização exclusiva no Brasil de diversas marcas reconhecidas internacionalmente tais como: Adidas, Puma, Le Coq Sportif, Lotto Reebok e outras. Este foi o inicio de nossa produção de tênis de alta performance.

1975

A Calçados Azaleia, então fabricante de calçados femininos, ingressa no segmento de calçados esportivos com o lançamento da marca Olympikus.

O primeiro modelo de tênis foi confeccionado em couro, próprio para uso escolar do dia-a-dia, um modelo resistente e “indestrutível”..

1977

A abertura do capital social da Vulcabras S.A na Bovespa impulsiona a Companhia para um novo ciclo de crescimento.

Anos 80

Ao longo dos anos 80, a Vulcabras cresceu por meio da aquisição de diversas sociedades do mercado calçadista localizadas, principalmente, na cidade de Franca – SP, um importante polo calçadista de fabricantes de calçados de couro.

Em 1988 os irmãos Pedro e Alexandre Grendene Bartele adquirem o controle da Vulcabras S.A.

Anos 90

Na busca por melhoria de custos na competição com os produtos importados por outras marcas a Vulcabras S.A decide mudar suas operações industriais para a região nordeste do Brasil, que passou a conceder programas de incentivos fiscais estaduais em conjunto com o Governo Federal, com incentivos de imposto de renda, para implantação de novas indústrias de calçados e confecções.

Além dos incentivos fiscais, outros fatores como mão de obra menos onerosa e financiamentos regionais para instalações e para exportações também contribuíram para a tomada de decisão.

2003

Em 2003 adquirimos a “VDA Calzados y Artículos Deportivos S.A.” na Argentina – para quem já exportávamos nossos produtos -, iniciando o processo de internacionalização de nosso negócio, objetivando a distribuição de forma direta nossos produtos naquele mercado.

2004

Iniciamos a produção de confecções esportivas na Vulcabras no segmento esportivo, complementando a linha de calçados e diversificando produção da companhia.

2005

Com a marca Reebok a Vulcabras inicia o patrocínio do São Paulo Futebol Clube, um dos maiores times de futebol do Brasil – uma paixão nacional -, credenciando-se como fabricante de tecnologia de confecções esportivas ao futebol, tornando-se uma das empresas de calçados esportivos do Brasil que mais investem no esporte.

2007

A Vulcabras S.A adquire a Calçados Azaléia S/A, detentora das marcas Olympikus, Azaléia, Dijean e Opanka.

Nasce assim, aos 55 anos, a Vulcabras|azaleia S.A, a maior indústria de calçados esportivos da América Latina.

No mesmo ano efetuamos a aquisição da Indular Manufacturas S.A. que permitiu a Vulcabras|azaleia produzir diretamente na Argentina, tornando-se um dos maiores fabricantes de calçados esportivos daquele país.

2008

Licenciada exclusiva da Reebok desde 1996, a Vulcabras e a Adidas International constituem Joint Venture com o objetivo de desenvolver, produzir e distribuir os produtos da marca no Brasil e na Argentina.

2009

A Vulcabras Azaleia consolida sua liderança de mercado, com portfólio de 7 marcas e mais de 500 lançamentos anuais, patrocinando os maiores times da primeira divisão de futebol brasileiro: São Paulo, Internacional, Cruzeiro e  Flamengo, além dos times argentinos Lanus, Racing e Argentinos Juniores.

Reforça também seu compromisso junto ao Comitê Olímpico Brasileiro e a seleção brasileira masculina e feminina de Vôlei que é patrocinadora desde 1997.

2010

A Vulcabras S.A. passa a se chamar Vulcabras Azaleia S.A. e consolida sua liderança no mercado de calçados esportivos e sua vocação para o crescimento diante das oportunidades do setor nos próximos anos.

No maior estudo realizado no país sobre o setor, a Azaleia se destacou entre as consumidoras como a marca mais conhecida, preferida e a principal marca de calçados femininos brasileira.

A Dijean permaneceu priorizando a diversidade em seus modelos e cores para estar sempre próxima ao público adolescente.

2011 a 2014

Os anos de 2011 a 2014 foram pautados por profundas reestruturações.

Os projetos de reestruturação visaram à redução dos custos, eficiência de nossa mão-de-obra, manutenção do posicionamento de nossos produtos no mercado brasileiro e no exterior, no sistema de distribuição e cadeia de suprimento e logística e reposicionamento de nossos gestores para o cumprimento de nossas estratégias.

Olympikus se torna a marca oficial da maratona do Rio de Janeiro.

 

2015

Como resultado do processo de reestruturação a Companhia criou as seguintes Divisões:

  1. Divisão de Calçados Femininos, com as marcas Azaleia, Dijean e Opanka;
  2. Divisão de Calçados e Confecções Esportivos, com as marcas Olympikus e OLK;
  3. Divisão de Operações no mercado Externo.

 

 

O ano de 2015 marcou o fim da reestruturação fabril com a consolidação da produção nacional em três plantas produtivas.

 

Em dezembro de 2015 a companhia vendeu a Vulcabras Azaleia Argentina S.A. que era responsável pela comercialização e distribuição varejista de calçados e confecções de nossas marcas no mercado argentino.

2016

Após o processo de reestruturação, surgi uma nova Vulcabras Azaleia com:

  • Três unidades industriais localizadas na Bahia, Ceará e Sergipe;
  • Um dos maiores Centro de Tecnologia e Desenvolvimento de Calçados da América Latina, com mais de 1.000 modelos desenvolvidos por ano, localizado em Parobé no Rio Grande do Sul;
  • Um centro administrativo em São Paulo, e;
  • Duas unidades de distribuição no Peru e na Colômbia;

Este composto de desenvolvimento, produção, comercialização e marketing é o diferencial que nos credencia como a Companhia Brasileira de “Gestão de Marcas de Calçados do Brasil”.

A marca Olympikus esteve presente em diversas ações durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, como resultado, a marca foi apontada entre as dez mais lembradas das Olimpíadas.

2017

RE-IPO

Em outubro de 2017, realizamos uma oferta pública de ações que resultou em um aumento expressivo da liquidez das ações e levou a Companhia ao Novo Mercado, segmento que reúne as empresas com maior nível de governança corporativa da B3.

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